Claudio Cruz2.jpg

CLAUDIO CRUZ,

violino

 

OLGA KOPYLOVA,

piano

DOMINGO | 11 DE JULHO | 11H30

W. A. Mozart (1756-1791)
Sonata KV 296 (1778)

Allegro vivace 

Andante sostenuto

Rondo

 

Sonata KV 305 (1778)

Allegro di molto

Andante grazioso

 

Sonata KV 306 (1778)

Allegro con spirito

Andante cantabile

Allegretto-Allegro

CLAUDIO CRUZ foi iniciado na música com seu pai. Recebeu ainda orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e George Olivier Toni (Teoria e Regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, dentre outros.

 

Participou de diversos Festivais de Música: Festival Internacional de Campos de Jordão, Festival de Verão da Carinthia (Áustria), Festival Internacional de Música de Cartagena, Festival Internacional La Música (Sarasota- EUA), dentre outros. De 1990 a 2014 ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Foi Regente Titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto, de Campinas e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Atualmente é Primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes, Regente e Diretor Musical da Orquestra Jovem do Estado de SP. Em sua discografia destacam-se os Concertos de Bruch, Tchaikovsky, Ronaldo Miranda e a Fantasia de Almeida Prado, gravados com a Osesp, Duo de Kodaly, gravado com Antônio Meneses (Selo Avie), CD com obras brasileiras gravado na Itália (Selo Dynamic), CDs de compositores brasileiros gravados pelo Quarteto Carlos Gomes. Em 2021 lançou os trios de Villa-lobos com Antônio Meneses e Ricardo Castro e os Quartetos de Meneleu Campos com o Quarteto Carlos Gomes pelo selo Sesc.

Olga.jpg

Pianista titular da Osesp desde 2000, OLGA KOPYLOVA nasceu no Uzbequistão, na antiga União Soviética. Estudou na Escola de Música Uspensky e se formou no Conservatório de Moscou. Lançou o CD de piano solo Estrela da Manhã (CDA, 2006), em que interpreta obras de Prokofiev, Rachmaninov, Medtner e Scriabin.

 

Destacou-se na gravação do CD French Trumpet Concertos, com a Osesp, Ole Edvard Antonsen e Lan Shui (BIS, 2013). Participou da realização do primeiro volume do CD dos Choros de Camargo Guarnieri (Naxos, 2020), interpretando a Seresta com a Osesp e Isaac Karabtchevsky. Atuou como solista à frente da Osesp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Curitiba, North State Symphony, dentre outras.

 

Olga desenvolve atividades pedagógicas e socioeducativas voltadas para a formação de público. É professora da Academia de Música da Osesp.