42282226_293303078166704_8682607187245137920_n.jpeg

 TRIO PORTO ALEGRE 

CÁRMELO DE LOS SANTOS

violino

HUGO PILGER

violoncelo

NEY FIALKOV

piano

DOMINGO | 17 DE JULHO | 11H30

PROGRAMA  

C. GUERRA-PEIXE (1914-1993)

Trio para violino, violoncelo e piano (1960)

Allegro moderato

Andante

Vivace

  

M. RAVEL (1875-1937)

Trio para violino, violoncelo e piano (1914)

Modéré

Pantoum. Assez vif

Passacaille. Très large

Final. Animé

Em atividade desde 1958, o TRIO PORTO ALEGRE, um dos grupos mais tradicionais e importantes da música de concerto no Brasil, é atualmente formado por Cármelo de los Santos (violino), Hugo Pilger, (violoncelo) e Ney Fialkow (piano), tendo, com essa formação, iniciado suas apresentações em Berlim, na Alemanha, em 2006, seguindo com apresentações em importantes salas de concerto no Brasil e América Latina. O grupo tem como uma de suas missões divulgar a música brasileira ao lado de compositores consagrados do repertório camerístico. Em 2021, no concerto da temporada oficial da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, o Trio Porto Alegre realizou a estreia do Trio - Romântico dedicado ao grupo pelo compositor Ernst Mahle. Na agenda de 2022 estão previstos concertos em diversas cidades brasileiras.

O violinista brasileiro CÁRMELO DE LOS SANTOS desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Desde sua extensa experiência como concertista às recentes apresentações dos 24 Caprichos de Paganini, seu virtuosismo e compromisso musical tem cativado o público internacionalmente. Cármelo fez a sua estreia em Nova Iorque em 2002 como solista e regente no prestigioso Weill Recital Hall do Carnegie Hall junto à Orquestra de Câmara ARCO. Foi premiado em diversos concursos internacionais entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal), o primeiro prêmio no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (Estados Unidos) e o segundo prêmio no Concurso Internacional de Jovens Artistas (Argentina). Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA, onde vive com sua esposa e filho. Cármelo toca num violino Angelo Soliani, Modena, 1791.

Doutor em Música, HUGO PILGER é professor de violoncelo da UNIRIO. Compositores como Ernst Mahle, Ricardo Tacuchian, Ernani Aguiar, Maurício Carrilho, Wagner Tiso, Marcos Lucas, Leandro Braga, Marcelo Carneiro, dentre outros, dedicaram-lhe importantes obras. Em sua discografia destacam-se “Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar”, “Ernst Mahle, a integral para violoncelo e piano”, “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano”, vol. I e vol. II e “Claudio Santoro: a obra integral para violoncelo e piano” com os quais tem obtido excelentes críticas e premiações. É autor do livro “Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo”. Recebeu o “Prêmio Profissionais da Música 2018” na categoria “Instrumentista Erudito” e indicações ao Grammy Latino de 2012 e 2021. Participou de dezenas de programas de televisão em séries dedicadas aos quartetos de cordas e obras para violoncelo e piano de Heitor Villa-Lobos e seus pares.

Premiado em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista NEY FIALKOW é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses têm sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países. Em 2016 fez sua estreia em Paris, na Sala Cortot em duo pianístico com Guigla Katsarava. Lançou os álbuns Metamorfora e Fantasy nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado pelo selo Blue Griffin, e a obra completa de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum indicado ao Grammy Latino de 2021. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”.

selo Presencial (1).png