top of page
Betina Stegmann.jpg
Luca Raele.jpg
Rafael Cesário.jpg
Erika Ribeiro.jpg

 BETINA STEGMANN

violino
 

LUCA RAELE

clarineta
 

RAFAEL CESÁRIO

violoncelo


ÉRIKA RIBEIRO

piano

DOMINGO | 30 DE ABRIL | 11H30

PROGRAMA

 

J. BRAHMS (1833-1897)
Trio para violino, violoncelo e piano n. 1, em si maior, Op. 8 (1853–54/1889)
Allegro con brio 
Scher
zo. Allegro molto 
Adagio 
Finale. Allegro 

 

Trio para clarineta, violoncelo e piano, em lá menor, Op. 114 (1891)
I Allegro
II Adagio
III Andantino grazioso
IV Al
legro

BETINA STEGMANN nasceu em Buenos Aires e iniciou seus estudos de violino em São Paulo com Lola Benda continuando-os com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia onde cursou a classe de violino de Igor Ozim e a classe de música de câmara do Quarteto Amadeus. Seguiu logo após para Tel Aviv – Israel e aperfeiçoou-se com Chaim Taub. Mais tarde freqüentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal. Como recitalista e solista apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália) estreando entre outras, obras de compositores contemporâneos. Participou de vários festivais no Brasil e exterior. Atualmente é primeiro violino do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professora no Instituto Baccarelli.


Clarinetista, pianista, arranjador e compositor, LUCA RAELE, nasceu em São Paulo e formou-se na classe de Leonardo Righi, na ECA-USP. Entre 1990 e 1995 integrou a Orquestra Sinfônica Municipal e a Jazz Sinfônica. De 1987 a 2001 participou do grupo Nouvelle Cuisine (prêmios Sharp e APCA) e desde 1991 participa do conjunto de clarinetas Sujeito a Guincho (Prêmio Eldorado de Música e Sharp), que obteve reconhecimento internacional, com convites para tocar no Clarinetfest (EUA, 1997, 1998 e 2001), em Miami, Washington, no Conservatório Tchaikovski (Moscou) e em Berlim. É diretor musical e produtor da YB music, selo independente responsável pela produção de música das mais variadas correntes artísticas. Na YB participou da criação da trilha sonora de diversos filmes e séries. Atuou junto a artistas e grupos como o Quarteto de Cordas Municipal (SP), Orquestra Experimental de Repertório, Mônica Salmaso, Badi Assad, Nelson Ayres, Paulinho da Viola, André́ Mehmari, Marisa Monte, Antônio Nóbrega, entre muitos outros. Em 2015 foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como arranjador. Em 2022, lançou o single Darwin Clarinet Species e o CD Agora Aqui, junto a André́ Mehmari e Célio Barros, com improvisos gravados em 1998 e redescobertos.


Mestre pela USP, RAFEL CESÁRIO obteve o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do Júri no Conservatoire Départemental du Val de Biévre, Paris, na classe do renomado violoncelista Romain Garioud. Premiado em diversos concursos, teve aulas também com Antônio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta, entre outros. Como solista, atuou com importantes orquestras como as Sinfônicas do Paraná, da USP, Municipal de São Paulo, Orquestra do Theatro São Pedro. No Festival de Trancoso (2017), tocou ao lado de renomados músicos como o violinista Lorenz Nasturica (Spalla da Filarmônica de Munique), o flautista Mathieu Dufour e o Oboísta Andreas Wittmann, ambos da Filarmônica de Berlim. Atualmente é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de SP, professor no Instituto Baccarelli e da EMESP. Lançou nas plataformas digitais: Um outro adeus e Meu Brasil, com André Mehmari e Beethoven Variations com o Marcos Aragoni. Em 2022, atuou como primeiro violoncelo convidado da OSESP, incluindo turnê nos EUA, quando se apresentou no Carnegie Hall.


Pianista indicada ao Grammy Latino, ÉRIKA RIBEIRO é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Sua musicalidade e grande versatilidade, fazem com que seja conhecida pelos diversos estilos pianísticos que aborda tanto em sua maneira de tocar quanto nos repertórios que interpreta. Iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quatro anos. Doutora em Música (UNIRIO), Mestre e Bacharel pela USP, realizou especialização por dois anos na Hochschule für Musik Hanns Eisler de Berlim (2003-05) e aperfeiçoamento na Écoles d' Art de Fontainebleau, França (2008). Participou de cursos de férias nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha. É vencedora de diversos concursos nacionais de piano – entre eles o III Concurso Nelson Freire. Tem se apresentado como solista e camerista nas principais salas do Brasil, como Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Pedro II, Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles. Em 2022, seu primeiro disco solo foi indicado ao GRAMMY LATINO 2022 como melhor disco de música clássica. Neste trabalho transcreveu obras de Igor Stravinsky e Hermeto Pascoal para o piano e incluiu peças da russa Sofia Gubaidulina. Este álbum, lançado em 2021 pela gravadora Rocinante, foi também finalista do prestigioso Prêmio CONCERTO na categoria melhor disco do ano. Em 2018, o CD Images of Brazil, em parceria com a violinista americana Francesca Anderegg, foi lançado internacionalmente pela Naxos Latin American Series e aclamado pela crítica brasileira e internacional. Desde 2013 é professora da UNIRIO.

selo On line.png

©João Atala

bottom of page