2 Online Abril _PB Xiaohui Yang Hi Res-2.jpg

XIAOHUI YANG

piano

DOMINGO | 22 DE MAIO | 11H30

PROGRAMA

L. V. BEETHOVEN (1870-1827)

Sonata n. 28, Op. 101, em Lá Maior (1815-16)

Etwas lebhaft und mit der innigsten Empfindung

Lebhaft. Marschmäßig. Vivace alla marcia.

Langsam und sehnsuchtsvoll

Geschwind, doch nicht zu sehr, und mit Entschlossenheit

 

G. FAURÉ (1845-1924)

Noturno n. 6, Op. 63, em Ré b Maior (1894)

 

C. SAINT-SAENS (1835-1921)

Estudo em forma de valsa, Op. 52 n. 6 (1877)

 

S. RACHMANINOFF (1873-1943)

6 Momentos Musicais Op. 16 (1896)

A pianista chinesa XIAOHUI YANG, vencedora do lendário Concurso Naumburg de Nova York, foi aclamada pela crítica especializada como uma “musicista refinada e de bom gosto” (Haaretz, Israel) e uma “maga dos sons e da virtuosidade” (La Libre, Bélgica). Iniciou seus estudos de piano aos 9 anos no Conservatório de Shenyang (China) com Danwen Wei, Xianwei Cheng e Rosemary Platt. Desde os 16 anos vivendo nos Estados Unidos, Xiaohui estudou em conservatórios como a Juilliard School (Nova York), onde foi aluna de Robert McDonald, e o Curtis Institute of Music (Filadélfia), onde foi aluna de Ignat Solzhenitsyn e recebeu o Prêmio Festorazzi, concedido somente aos melhores pianistas formados pela famosa escola.

Como recitalista, Xiaohui se apresentou em renomadas salas e séries de concerto nos EUA, como o Carnegie Hall (NY), Shriver Hall Concert Series (Baltimore), Portland Piano International, Union College Concert Series (Schenectady, NY), Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago) e Caramoor Center for Music and the Arts (Katonah, NY). Foi solista de diversas orquestras, como a Filarmônica da Louisiana, Sinfônica de Milwaukee, Sinfônica de Nova Jersey, Sinfônica Acadiana, Sinfônica de Galveston, e Capella Bydgostiensis (Polônia).

Aficionada camerista, Xiaohui participou dos mais prestigiados festivais de música de câmara da América do Norte, como Marlboro, Tanglewood, Ravinia, Banff e Taos, tendo se apresentado com nomes como Peter Wiley (ex-violoncelista do Quarteto Guarneri e Trio Beaux Arts), Charles Neidich e Roberto Diaz. Participou de turnês com grupos selecionados por Ravinia e Curtis para performances nos EUA, Grécia e Coréia do Sul, e é membro fundador do Trio Steans, com a violinista Eunice Kim (Orquestra de Câmara de Saint Paul) e o violoncelista Oliver Aldort (Sinfônica de Boston). Com o violoncelista Oliver Herbert, lançou Frame of Mind, álbum dedicado à música para piano e violoncelo de Fauré e Janacék.

No momento, Xiaohui cursa doutorado em piano performance pelo Peabody Conservatory (Baltimore), tendo como mentor o pianista e professor russo Boris Slutsky.

selo On line.png