CRISTIAN BUDU
piano
Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, CRISTIAN BUDU recebeu prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha) e entrou em duas listas Top 10 da Gramophone, que incluem nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Maria João Pires. Ainda na Gramophone, entrou para a lista Top 50 Greatest Recordings, um compilado de gravações de Chopin de toda a Histórica - único brasileiro, além de Nelson Freire, a figurar na lista. A mais honrosa citação que Cristian recebeu veio do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista, disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor.
Promotor fervoroso da música de câmara, já colaborou diversas vezes em duo com Renaud Capuçon, Antonio Meneses e com músicos da Orquestra Filarmônica de Berlim. Cristian tocou recitais solo em grandes festivais europeus como Verbier e La Roque D'Antheron, e em salas como Ateneu de Bucareste, Liederhalle, KKL e Jordan Hall. Já solou à frente de orquestras como a Sinfônica de Lucerna, Orquestra Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Lausanne e Sinfônica da Rádio de Stuttgart.
No Brasil, é criador do projeto de saraus Pianosofia que têm o intuito de levar a música clássica a ambientes informais e caseiros, promovendo músicos locais e a música de câmara. Colabora também com projetos sociais como Liga Solidária, Projeto Integração e Projeto Casulo, do qual é conselheiro voluntário.
©Lucca Mezzacappa