CRISTIAN BUDU, RAFAEL CESÁRIO & JOVANA TRIFUNOVIC
Trio de Violino, Violoncelo e Piano
Domingo | 11 de agosto | 11h30
A violinista JOVANA TRIFUNOVIC nasceu em Paracin, Sérvia, e se formou na Faculdade de Música de Belgrado, onde concluiu o Bacharelado com Fern Raskovic (aluna de David Oistrack), em 2007. Em Belgrado, tocou na Orquestra Sinfônica RTS e nas orquestras de câmara Dusan Skovran e St. George Strings. Atuou como professora de violino na Escola de Música Dr. Miloje Milojevic, na cidade de Kragujevac. Desde 2008 integra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Em 2010, ocupou cargo de assistente de chefe de naipe dos segundos violinos da OFMG. É membro do Quarteto Boulanger, que executa preferencialmente peças em primeira audição de compositores vivos e busca trazer ao público obras para a formação de Quarteto com Piano.
Mestre pela USP, RAFEL CESÁRIO obteve o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do Júri no Conservatoire Départemental du Val de Biévre, Paris, na classe do renomado violoncelista Romain Garioud. Premiado em diversos concursos, teve aulas também com Antônio Meneses, Alisa Weilerstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta, entre outros. Como solista, atuou com importantes orquestras como as Sinfônicas do Paraná, da USP, Municipal de São Paulo e Orquestra do Theatro São Pedro. No Festival de Trancoso, em 2017, tocou ao lado de renomados músicos como o violinista Lorenz Nasturica (spalla da Filarmônica de Munique), o flautista Mathieu Dufour e o Oboísta Andreas Wittmann, ambos da Filarmônica de Berlim. Atualmente é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de SP, professor no Instituto Baccarelli e da EMESP. Lançou nas plataformas digitais “Um outro Adeus” e “Meu Brasil”, com André Mehmari e “Beethoven Variations” com o Marcos Aragoni. Em 2022, atuou como primeiro violoncelo convidado da OSESP, incluindo turnê nos EUA, quando se apresentou no Carnegie Hall.
Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, CRISTIAN BUDU recebeu prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha) e entrou em duas listas Top 10 da Gramophone, que incluem nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Maria João Pires. Ainda na Gramophone, é o único brasileiro, além de Nelson Freire, a figurar na lista Top 50 Greatest Recordings, um compilado de gravações de Chopin de toda a história. Já tocou recitais solo em grandes festivais europeus como Verbier e La Roque D'Antheron e foi solista de orquestras como a Sinfônica de Lucerna, Orquestra Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Lausanne e Sinfônica da Rádio de Stuttgart.
Repertório
L. V. BEETHOVEN (1770-1827)
Trio para piano e cordas n. 5, Op. 70 n. 1, “Fantasma”, em ré maior (1808)
I Allegro vivace e con brio
II Largo assai ed espressivo
III Presto
A. DVORAK (1841-1904)
Trio para piano e cordas n. 4, Op. 90, “Dumky”, em mi menor (1890)
I Lento maestoso - Allegro quasi doppio movimento
II Poco Adagio - Vivace non troppo
III Andante - Vivace non troppo
IV Andante moderato - Allegretto scherzando
V Allegro - Meno mosso
VI Lento majestoso - Vivace