Lucas.jpg

LUCAS THOMAZINHO

piano

DOMINGO | 12 DE SETEMBRO | 11H30

Programa a ser anunciado

Premiado com o Finalist Prize no XIX Santander International Piano Competition (Espanha), o pianista paulista LUCAS THOMAZINHO vem desenvolvendo uma trajetória de destaque. Nasceu em 1995 e aos nove anos de idade ganhou o primeiro concurso, vencendo desde então mais de uma dezena de concursos nacionais e internacionais, dentre eles, o 1º lugar no XVIII Santa Cecilia International Competition (Portugal), o 2º lugar e o prêmio do público no I Teresa Carreño International Piano Competition (Miami), premiado também no V Concurso Internacional BNDES de Piano, no Concurso Internacional de Interpretação Pianística da obra do compositor Osvaldo Lacerda e no PIANALE International Academy & Competition (Alemanha).

Já atuou como solista de orquestras como a Sinfônica da Rádio e Televisão Espanhola, do Estado de São Paulo, Municipal de SP, de Campinas, de Porto Alegre, a Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de maestros como Marin Alsop, Miguel Ángel Gómez Martínez, Dean Whiteside, Roberto Minczuk e Neil Thomson. Como camerista, Lucas já colaborou com músicos como Emmanuele Baldini e Elizabeth Chang, tendo se apresentado em locais de prestígio como o Teatro Micaelense em Ponta Delgada (Portugal), no encerramento da 2ª edição do festival “The Music World”, Conservatório de Coimbra (Portugal), Casa da Música (Portugal), Sala São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Sala Cecilia Meireles, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Cidade das Artes, dentre outros. Em 2017 foi lançado, com patrocínio da Sociedade de Cultura Artística, seu primeiro CD, pelo selo KNS Classical, disponível nas principais plataformas digitais.

Desde o início de seus estudos, Lucas Thomazinho foi bolsista na Fundação Magda Tagliaferro, tendo tido como professores Zilda Cândida dos Santos, Armando Fava Filho e Flavio Varani. Em 2019 terminou o bacharelado na USP – Universidade de São Paulo, onde foi orientado pelo pianista Eduardo Monteiro. Atualmente, com uma bolsa de estudos oferecido pela Sociedade de Cultura Artística, cursa o Mestrado no New England Conservatory, em Boston, sob a orientação dos professores Wha Kyung Byun e Alessio Bax.