QUARTETO AUNER

DANIEL AUNER

BARBARA AUNER

NIKITA GERKUSOV

KONSTANTIN ZELENIN

 

violino

violino

violoncelo

viola

DOMINGO | 02 DE AGOSTO | 11H30

W. A. Mozart (1756-1791)
Divertimento em si b maior, K.137 (1772)

      Andante

      Allegro di molto

      Allegro assai

 

F. Schubert (1797-1828)
Quarteto de Cordas n. 12, D. 703 “Quartettsatz” (1820)

      Allegro assai

      Andante (fragmento)

 

L. V. Beethoven (1770-1827)
Quarteto n. 9, em dó maior, Op. 59 n. 3 “Rasumovsky” (1806)

      Introduzione. Andante con moto - Allegro vivace

      Andante con moto quasi Allegretto

      Minuet. Grazioso - Trio

      Allegro molto

Formado em 2013, o QUARTETO AUNER é integrado por quatro jovens de origem distinta – Áustria, Brasil, Rússia e Bielorússia – que compartilharam a mesma formação musical e valorizam a diversidade de suas heranças culturais como vocação para transmitir através da música uma experiência espontânea e original.

 

O grupo apresentando-se mensalmente no salão barroco da antiga Câmara Municipal de Viena, hoje conhecida como Bank Austria Kultursalon, e procura explorar não apenas o extenso repertório desta formação, mas também desenvolver sua própria voz.

 

Nomes como Johannes Meissl, Günter Pichler, Hatto Beyerle e Petr Prause – na Academia de Música de Câmara Europeia – Alasdair Tait (Belcea Quartet), Geoffrey Nuttall e Lesley Robertson (St. Lawrence String Quartet, EUA) completaram sua qualificação.

 

O Quarteto Auner, integrado pelos violinistas Daniel e Barbara Auner, o violista Nikita Gerkusov e o violoncelista Konstantin Zelenin, já se apresentou em importantes salas e festivais, dentre eles: Musikverein, Konzerthaus Wien, Schubertiade Schloss Atzenbrugg, Schlosskonzerte Walpersdorf, Festival Allegro Vivo, MuTh, Museu Albertina, Schlosskonzerte, Sommerkonzerte Wienerwald (Áustria), Festival MozArt (Suíça), Universidade de Údine (Itália), Bing Concert Hall (Stanford, EUA), Centro Cultural da ADUnB (Brasília) Fundação Eva Klabin (Rio de Janeiro), Celebração de 150 anos da embaixada da Áustria em Londres, Salonkonzerte (Budapeste), Festival Internacional de Música de Câmara (Polotsk, Bielorrússia), Festival de Música de Istambul, Gauteng Chamber Music Festival (Pretória).

 

O grupo realiza masterclasses e apresentações para jovens músicos ao redor do mundo, muitas vezes em colaboração com o Ministério de Relações Exteriores da Áustria.


Seus dois álbuns gravados ao vivo, “Mozart e Mendelssohn”, e “Schubert e Villa-Lobos” foram apresentados em todas as estações de rádio clássicas austríacas e estão digitalmente ligados a novas plataformas de streaming de música clássica como “idagio” em Berlim.


Em sua discografia há ainda um CD em parceria com o clarinetista Simon Reitmaier, com quintetos para clarinete e quarteto de cordas de Mozart, Reger e Leitner, que foi altamente elogiado pela crítica e lançado pelo selo Gramola, em fevereiro de 2018. Uma nova gravação com quartetos de cordas de Egon Wellesz, Alexander von Zemlinsky e Anton von Webern será lançada na primavera de 2020.

 

Em 2018 o quarteto ganhou o grande prêmio de musica de câmara do Concurso Internacional de Música Ysaye, em Liège, Bélgica.

 

O Quarteto Auner tem como parceiro o fabricante de cordas Thomastik Infeld e contribui de perto no refinamento de seus excelentes produtos. Daniel Auner toca no famoso instrumento “Elia”, do luthier Giovanni Battista Guadanini, e o violista Nikita,  um Giovanni Paolo Maggini, dois empréstimos generosos da coleção do Banco Nacional da Áustria.

© 2020 Temporada de concertos   l   Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.