top of page
Alessandro-17.jpg
Lucia_Barrenechea_dez_2017_2.jpg

ALESSANDRO BORGOMANERO

violino

LÚCIA BARRENECHEA

piano

DOMINGO | 27 DE AGOSTO | 11H30

PROGRAMA

 

W. A. MOZART (1756-1791)
Rondó para violino e piano, em dó maior, K. 373 (1781)
J. BRAHMS (1833-1897)
Sonata para violino e piano n. 2, em lá maior, Op. 100 (1886)
Allegro amabile
Andante tranquillo 
Allegretto grazioso, quasi Andante 

C. FRANCK (1822-1890)
Sonata para piano e violino, em lá maior (1886)
      Allegretto ben moderato
      Allegro
      Recitativo-Fantasia. Ben moderato
      Allegretto poco mosso

 

ALESSANDRO BORGOMANERO, nascido em Roma, formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras como, Orquestra de Câmara de Budapeste, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi, London Mozart Players, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra Sinfonietta Salzburg, Bachiana Filarmônica, Sinfônica de Vaasa (Finlândia), Sinfônica de Guayaquil, Sinfônica Nacional do Equador, L´Armonica Temperanza di Roma, Filarmonica Siciliana, Orquestra Sinfônica da Patagônia (Chile), Tblisi State Chamber Orchestra (Georgia), Filarmônica de Montevideo e com a maioria das orquestras do Brasil.


Em 2002 realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005 apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmera do Kremlin, em dois concertos no auditório do Kremlin em Moscou. Em 2009 fez a estreia do concerto para violino de Jaime Zenamon com a Orquestra Sinfônica do Paraná e no ano de 2015 foi convidado para tocar a estreia mundial do Concerto para Violino, Sax e Orquestra de Helene Rasquier, no Carnegie Hall de Nova York com a New York Sinfonietta.


Vive em Goiânia desde 1997 onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando o grupo em mais de 90 concertos e levando a orquestra pela primeira vez em tournée nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2012 assumiu o mesmo cargo na Orquestra Filarmônica de Goiás até 2017 sendo um dos responsáveis pela sua restruturação e pelo seu desenvolvimento artístico. Em reconhecimento pelas suas realizações na área da música, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado de Goiás.

LÚCIA BARRENECHEA é natural de Goiânia, Goiás. Atualmente é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás e mestrado na Universidade de Boston, EUA. Concluiu seu curso de doutorado em piano e pedagogia do piano na Universidade de Iowa, EUA. Atuando intensamente como solista, apresenta-se regularmente em recitais por várias cidades brasileiras. Também foi solista de várias orquestras, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Eliseu Ferreira, Fabio Mechetti, Norton Morozowicz e Vladmir Prado. Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma desde 1989, o Duo Barrenechea, que em 2015 lançou, em turnê por 14 cidades brasileiras, o DVD e CD Brasíleiríssimo: Encontros, projeto comemorativo dos 25 anos de carreira do duo. Em 2016 o projeto foi apresentado em turnê internacional, no Peru, Áustria e Estados Unidos. Seu primeiro CD solo, Saracoteio - Piano Brasileiro foi lançado em 2009. Em 2011 participou da turnê europeia de lançamento do CD triplo A Música para Flauta de Francisco Mignone com Sérgio Barrenechea e Hugo Pilger. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora e pianista camerista dos mais diversos festivais de música do país. Em 2013 lançou, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger, o CD/DVD Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano, que foi finalista do 26º Prêmio da Música Brasileira. Em 2017, em continuação deste projeto, gravou o CD duplo Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano II.

selo On line.png
bottom of page