top of page
Foto Gustavo ANDREA NESTREA - ALTA-14.jpg

GUSTAVO CARVALHO

piano

DOMINGO | 25 DE JUNHO | 11H30

PROGRAMA

F. SCHUBERT (1797-1828)
Winterreise (Viagem de Inverno) D. 911 (1827)
1.    Gute Nacht (Boa noite)
2.    Die Wetterfahne (O catavento)
3.    Gefrorne Tränen (Lágrimas geladas)
4.    Erstarrung (Torpor)
5.    Der Lindenbaum (A tília)
6.    Wasserflut (A inundação)
7.    Auf dem Flusse (À beira do rio)
8.    Rückblick (Um olhar para trás)
9.    Irrlicht (O fogo fátuo)
10.    Rast (Repouso)
11.    Frühlingstraum (Sonho de primavera)
12.    Einsamkeit (Solidão)
13.    Die Post (O correio)
14.    Der greise Kopf (A cabeça grisalha)
15.    Die Krähe (A gralha)
16.    Letzte Hoffnung (A última esperança)
17.    Im Dorfe (Na aldeia)
18.    Der stürmische Morgen (Manhã de tempestade)
19.    Täuschung (A ilusão)
20.    Der Wegweiser (A seta que aponta o caminho)
21.    Das Wirtshaus (A Estalagem)
22.    Mut (Coragem)
23.    Die Nebensonnen (Os sóis fantasmas)
24.    Der Leiermann (O Homem do Realejo)
Savio Sperandio.jpg

Nascido em 1982, em Belo Horizonte, GUSTAVO CARVALHO iniciou seus estudos com Magdala Costa e prosseguiu-os com Oleg Maisenberg na Universidade de Música de Viena e com Elisso Virsaladze no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Recebeu ainda orientação de Lazar Berman, Dmitri Bashkirov e de György Kurtág. 

Apontado pela revista francesa Le Monde de la Musique (2004) como um dos pianistas mais promissores de sua geração, possui também o honroso aval de Nelson Freire: “a primeira vez que eu o ouvi, tinha 11 anos e me impressionou muito; é alguém muito especial, preparado e de grande valor”. Em 2004, venceu o II Concurso Nelson Freire no Rio de Janeiro.
 
Foi solista de diversas orquestras, sob a regência de Howard Griffiths, Yuri Bashmet, Ira Levin e Evheny Bushkov. Apresentou-se em importantes salas de concerto, tais como a Tonhalle de Zurique, Musikverein de Viena, Auditorium do Louvre, Gasteig de Munique e a Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscou. É frequentemente convidado de prestigiados festivais tais como o Piano aux Jacobins, festival de Mecklenburg Vorpommern, Prussia Cove ou Stift. Como camerista, colaborou com o violinista Daniel Rowland, os pianistas Nelson Freire e Elisso Virsaladze, a soprano Eliane Coelho e com membros das Filarmônicas de Viena e Berlim. Trabalhou com diversos compositores de renome internacional tais como György Kurtág, Samir Odeh-Tamimi, Harry Crowl e Sérgio Rodrigo.

Na temporada 2022/23, além de apresentações no Brasil, França, Espanha, Romênia e Alemanha, realizará recitais a dois pianos com o pianista Cristian Budu, com quem gravou o Concerto Duplo de Mozart com a Orquestra de Ouro Preto. 
   
Gustavo Carvalho é fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes. Sua paixão pelas artes visuais levou-o também a desenvolver uma carreira como curador, tendo assinado a curadoria de mais de 80 exposições no Brasil, na Europa e na Ásia.

 

©Andrea Nestrea

©Helio Sperandio

A voz e a presença cênica marcantes de SÁVIO SPERANDIO vêm tornando-o um dos artistas mais solicitados do Brasil, com presença constantes em óperas nos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, Theatro da Paz, Teatro Amazonas, Palácio das Artes, Teatro São Pedro, Teatro Pedro II, nos títulos O Trovador, A Força do Destino, Macbeth, Sansão e Dalila, As Bodas de Fígaro, A Flauta Mágica, Falstaff, Don Carlo, Colombo, Romeu e Julieta, Orfeo, Don Giovanni, Gianni Schichi, La Boheme, Lucia di Lammermoor, O Guarani, Lo Schiavo, Les Troyen, Vec Makropulos, Aida, Joanna de Flandres, Rigoletto, O Elixir do amor, O Barbeiro de Sevilha, The Rake's Progress etc.

No exterior cantou O Barbeiro de Sevilha (Bartolo) no Theatro Colón de Buenos Aires (2005), no Festival de Ópera de Herculano/Itália (2007) e no Teatro Real de Madrid (2008), L’Italiana in Algeri (Mustafá) no Festival Rossini em Wildbad, Alemanha (2008), Il Viaggio a Reims (Don Profondo) no Festival de Ópera Rossini em Pesaro (2006) e no Teatro Arriaga de Bilbao/Espanha (2008), Don Pasquale (Don Pasquale) no Teatro Real de Madrid (2009), Zelmira (Gran Sacerdote) no Festival de Ópera Rossini em Pesaro (2009), Una cosa rara (Lisargo) no Palau de les Arts Reina Sofía em Valencia (2010), Ernani (Silva) no Teatro Avenida de Buenos Aires, Le Grand Macabre no Teatro Argentino La Plata, Falstaff (Pistola) na Colômbia, L’Italiana in Algeri (Mustafa) no Teatro Sodre e A Flauta Mágica (Zarastro) no Teatro Solis – ambos no Uruguai.

Recentemente participou das montagens de Signor Bruschino (Gaudenzio), Cônsul (Agent), Turco in Itália (Selim), Mozart & Salieri (Salieri). 

Tem cantado com as principais orquestras brasileiras (OSESP, OPES, OSMG, OSM SP, Amazonas Filarmônica etc.), destacam-se o Réquiem de Verdi, a Messa di Gloria de Puccini, Messias de Handel, Réquiem de Mozart, 9ª Sinfonia e Missa Solemnes de Beethoven, Paixão Segundo São Mateus e Segundo São João de Bach, 8ª Sinfonia de Mahler e 14ª Sinfonia de Shostakovitch.

Obteve o prêmio Revelação do Ano no Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita em 2005. É Bacharel em canto e violino pela UFG.

SAVIO SPERANDIO

baixo

selo On line.png
bottom of page