top of page

TEMPORADA DE CONCERTOS ONLINE | 2024

 

DOMINGO | 24 DE NOVEMBRO | 11H30

GABRIELE STRATA

Piano

GABRIELE STRATA está rapidamente se estabelecendo como um dos principais pianistas italianos de sua geração. Em 2018 ganhou o 1º lugar no XXXV Premio Venezia, prestigiado concurso italiano, em que foi agraciado ainda com uma Placa do Presidente da República e uma Medalha do Senado de seu país. Em 2021 foi obteve, do Teatro La Fenice, o Premio Una Vita Nella Musica Giovani, por suas realizações artísticas. Em 2023 ganhou o 1º lugar e o Prêmio do Público no III Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro.

Aclamado como “um talento de extraordinária sensibilidade e técnica perfeita” (Il Sole 24 Ore), Gabriele se apresenta regularmente nos palcos mais renomados do mundo, incluindo concertos na Filarmônica de Berlim, com a Deutsches Symphonie-Orchester, Barbican Centre e Cadogan Hall, em Londres, Teatro la Fenice, em Veneza, com a Orquestra do Teatro La Fenice, no St. David's Hall, de Cardiff, com a Orquestra Filarmônica de Cardiff, e no Centro Nacional de Artes Cênicas de Mumbai com a Orquestra de Câmara da Índia, sob a regência de maestros como Umberto Benedetti Michelangeli, Roberto Tibiriçá , Baldur Brönnimann, Andreas Wittmann, Michael Bell e Hans Richter.

Apresentando regularmente um amplo repertório, do barroco ao contemporâneo, Gabriele estreou recentemente no Wigmore Hall, aclamado como “um recital de criatividade aperfeiçoada, fixando o seu nome na posteridade” (Crepuscular Musings). Realizou recitais no Royal Concertgebouw, em Amsterdã, Sala Verdi, em Milão, Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro, Laeiszhalle, em Hamburgo, para o Steinway International Piano Festival e Philharmonic Hall, em Bratislava. Suas apresentações são transmitidas regularmente pela Rádio Nacional Italiana (Rai 3) e pela televisão (Sky Classical).

Ávido músico de câmara, tocou no Wigmore Hall e no Milton Court Concert Hall, em Londres, no Lincoln Center, em Nova York, e estreou obras de música de câmara do indicado ao Oscar Thomas Newman e da finalista do Prêmio Pulitzer, Kate Soper.

Gabriele recebeu seu diploma de Mestre em Música pela Universidade de Yale, aos 19 anos, bem como o título de Mestre em Artes Musicais, sob a orientação de Boris Berman. Obteve ainda os Diplomas de Artista da Accademia Nazionale di Santa Cecilia, cum laude e honras especiais, e da Guildhall School of Music and Drama, sob a tutela de Benedetto Lupo e Ronan O'Hora, respectivamente.

Repertório

F. CHOPIN (1810-1849)

3 Noturnos, Op.15 (1830-33)

n. 1 Andante cantabile, em fá maior

n. 2 Larghetto, em fá # maior

n. 3 Lento, em sol menor

 

P. TCHAIKOVSKY (1840-1893) / M. PLETNEV (1957)

O Quebra-nozes, Op. 71

Intermezzo

 

P. TCHAIKOVSKY (1840-1893)

Grande Sonata Op. 37, em sol maior (1878)

I Moderato e risoluto

II Andante non troppo quasi moderato

III Scherzo. Allegro giocoso

IV Finale. Allegro vivace

bottom of page