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TEMPORADA DE CONCERTOS ONLINE | 2024

 

DOMINGO | 25 DE AGOSTO | 11H30

UBUNTU ENSEMBLE & ANTONIO VAZ LEMES

Voz, Piano solo e Quarteto com Piano

O UBUNTU ENSEMBLE é um coletivo vibrante e inspirador de músicos cameristas negros, de diversas regiões do Brasil, unidos por alguns objetivos em comum: a paixão pela música de câmera, a reivindicação do devido espaço de representatividade negra no cenário da música clássica e o merecido destaque para a diversidade e excelência dos músicos pretos na música erudita. Ao unir suas habilidades e experiências, o Ubuntu Ensemble procura não só encantar os ouvintes com a beleza da música de câmara, mas também abrir caminhos para que mais artistas negros encontrem espaço e reconhecimento nesse cenário muitas vezes marcado pela falta de diversidade.


Um dos mais importantes sopranos na cena lírica brasileira, EDNA D’OLIVEIRA já foi solista em óperas como Porgy and Bess, Andrea Chenier, Falstaff, A Viúva Alegre, Rigoletto, A Flauta Mágica, Elisir d´Amore, dentre outras, e participou de várias edições do Festival Amazonas de Ópera em Manaus e Belém. Foi aclamada por suas interpretações das Bachianas Brasileira nº 5 e das Canções da Floresta do Amazonas de Villa-Lobos por todo o Brasil e no festival Brazilian Classics do Arhst Center de Miami. Participou de vários festivais internacionais na Europa, EUA, Argentina, Chile e Brasil. Fez especialização em canto com Alex Ingram e Lionel Friend, na English National Opera, em Londres. Na Alemanha fez cursos de Lied e realizou concertos de música erudita brasileira. Vencedora do prêmio Carlos Gomes como a melhor cantora solista, é convidada nas temporadas de concertos sinfônicos da OSESP e de várias orquestras pelo Brasil. Convidada pelo Atelier Chorale de Genebra, Suíça, gravou a Missa Crioula de Ariel Ramirez em Genebra, em 2018. Em 2019 foi Monisha na ópera Tremonisha de Scoth Joplin e participou da montagem de Miguel Falabella da A Viúva Alegre, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2020 fundou juntamente com outros artistas negros o Festival UBUNTU Vocalis. Em 2021 abriu a temporada lírica do Theatro São Pedro, com a orquestra do teatro, sob regência de Lígia Amadio. Desenvolve projeto de pesquisa sobre as cantoras líricas negras brasileiras e é bacharel em fonoaudiologia. Professora de Canto na Escola Municipal de Música e na EMESP, é convidada a ministrar aulas de canto e fisiologia da voz em diversas universidades, incluindo USP e UNICAMP.


UILER MOREIRA, natural de Salvador, iniciou seus estudos de violino aos 10 anos. De 2013 a 2016, foi integrante do NEOJIBA, onde pôde acompanhar grandes músicos como Maxim Vengerov, Martha Argerich, Midori Goto, entre outros, além de tocar em salas de concerto como a Santa Cecília, em Roma, e o Queen Elizabeth Hall, em Londres. Em 2016, iniciou o bacharelado em violino na UFBA com Alexandre Casado e, desde então, participou dos principais festivais do Brasil, como Campos do Jordão e Ilumina, além de ter sido primeiro lugar em alguns concursos nacionais e internacionais, como o Concurso de Violino da Casa da Música de Porto Alegre e o Concurso InMusic para Sopros e Cordas, em Portugal. Uiler concluiu sua graduação em 2019 e, em 2020, iniciou curso no Royal Conservatory de Bruxelas, Bélgica, na classe de Naaman Sluchin. Hoje atua como violinista do quarteto Mussurunga e preparador da Orquestra Santo Antônio.

 

IBERÊ CARVALHO, violista, mantém atividade artística intensa e regular no Brasil e na Europa, atuando como solista, camerista e violista convidado. Foi premiado em vários festivais e concursos brasileiros e atuou como convidado de importantes orquestras profissionais. Iniciou seus estudos em João Pessoa. Bacharel pela UFMG, possui especialização pela Musikhochschule de Münster. Participou de programa de mestrado em Quarteto de cordas em Düsseldorf e foi aluno do mestrado em performance em Main, sob a orientação de Ingrid Zur. Atua como viola solo na Orquestra ORSO em Berlim e Freiburg e como viola solo na Orquestra Sinfônica de Santo André. É membro e fundador do Quarteto de piano e cordas Antos, que atua na Alemanha e diretor do festival Independente de música de câmara da Paraíba desde 2020. Em 2022 fundou a Academia de música de câmara de Belo Horizonte. É membro diretor e um dos fundadores do Coletivo Ubuntu Brasileiro, que desde 2020 vem realizando ações que visam fomentar a equidade racial dentro do cenário da música de concerto e lírica no Brasil.

 

JAYARAM MÁRCIO, violoncelista, realizou o curso de música oferecido pelo Centro de Formação Artística (CEFAR) da Fundação Clóvis Salgado. É Bacharel pela UFMG, e participou de diversos masterclasses com renomados professores, como Hugo Pilger, Elise Pittenger, Márcio Carneiro e Antônio Meneses. É Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO e professor de violoncelo na Fundação de Educação Artística FEA-BH.

  

Pianista, professor e comunicador, o paulistano ANTONIO VAZ LEMES – criador dos canais PianoQueToca – é considerado pela revista inglesa Gramophone “um Pollini Latino-Americano”. Sucessos de crítica nacional e internacional, seus álbuns são pauta nos principais veículos de imprensa e programas de televisão, entre eles o jornal O Estado de São Paulo, a revista Veja, VejaSP, Bom Dia SP, GloboNews Em Pauta, entre outros. Sua missão maior é a ampla democratização do acesso à música clássica, e esse movimento tem se concretizado nas redes sociais, através de seu canal PianoQueToca. Abordando temas de filmes, séries, animes, games, e relacionando-os a sentimentos e valores humanos, o canal também conecta seu público às obras dos grandes compositores da música clássica. O canal inclusive já se desdobra em uma primeira temporada com programa homônimo na CulturaFM de São Paulo. Sua maneira didática de expressar ideias é descomplicada e enérgica e, ao mesmo tempo, acolhedora e afetuosa. A cada post publicado em suas redes sociais, percebe-se, no engajamento do público, ampla demonstração de gratidão e relatos de transformação no contato e na relação com a música, traduzidos pela ascensão vertiginosa do número de seguidores.

 

Repertório

G. FAURÉ (1845-1924)


Cinco melodias, Op. 58 (1891)

I Mandoline

II En Sourdine

III Green

IV À Clymène

V C'est l'extase

Antônio Vaz Lemes, piano

Edna de Oliveira, soprano

 

Noturno n. 13, Op. 119 (1921)

Antônio Vaz Lemes, piano

 

Quarteto para piano e cordas n. 1, Op. 15, em dó menor (1876–79, 1883)

I Allegro molto moderato

II Scherzo. Allegro vivo

III Adagio

IV Allegro molto

Antônio Vaz Lemes, piano

Uiler Moreira, violino

Iberê Carvalho, viola

Jayaram Márcio, violoncelo

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