top of page

TEMPORADA DE CONCERTOS ONLINE | 2024

 

DOMINGO | 28 DE ABRIL | 11H30

ENSEMBLE SÃO PAULO & MARCOS ARAGONI

Piano e Cordas

Núcleo de música de câmara formado por músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e internacional, o ENSEMBLE SP tem se apresentado com enorme sucesso de público e crítica. Seu repertório abrange obras do período pré-clássico até os dias de hoje em diversas formações, o que permite a realização de concertos com parceiros tais como: Ricardo Castro, Daniel Binelli, Antônio Carlos Carrasqueira, André Mehmari, Aliéksey Vianna, Nelson Ayres e Nicolau de Figueiredo, incluindo estreias mundiais. Um outro diferencial do Ensemble São Paulo são seus concertos comentados, que permitem ao público uma maior compreensão e identificação com as obras apresentadas. Seus integrantes são premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, detentores de Prêmios APCA e Carlos Gomes na área de música de câmara, além de desenvolverem atividades didáticas em festivais de música tais como Campos do Jordão, Poços de Caldas, Curitiba, Morelia (México), e em Universidades no Brasil (USP, UNESP) e no exterior (Pensacola C. College, Universidade da Geórgia).

 

BETINA STEGMANN nasceu em Buenos Aires e iniciou seus estudos de violino em São Paulo com Lola Benda, continuando-os com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia, onde cursou estudou com Igor Ozim e frequentou a classe de música de câmara do Quarteto Amadeus. Seguiu para Tel Aviv e aperfeiçoou-se com Chaim Taub. Fez cursos com Pinchas Zukerman e Max Rostal. Participou de vários festivais no Brasil e no exterior. Integrante do Quinteto D’Elas com quem ganhou em 1998 o Prêmio Carlos Gomes na categoria de música de câmara, foi spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e professora de violino na Universidade Cantareira.  É membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

 

NELSON RIOS iniciou sua formação musical na Escola de Música de Piracicaba, tendo estudado ainda com Elisa Fukuda. Participou dos principais festivais de música no Brasil e na Argentina. Como bolsista da Fundação Vitae, frequentou a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, em 1996. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra de Câmara de Blumenau e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Como professor, lecionou na Escola Municipal de Música e em importantes Festivais de Música no Brasil e no exterior. Atualmente é membro da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, da Sinfônica da USP e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

 

MARCELO JAFFÉ inicia o estudo de violino aos seis anos de idade, orientado por seu pai, Alberto Jaffé. Em 1977, aos 14 anos, passa a tocar viola, ganhando, no mesmo ano, o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Universidade de Brasília. Após aperfeiçoamento na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresenta-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais. Atuou, como Maestro, junto à Kamerata Philarmonia e foi Diretor Artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor de viola da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apresentador da Radio Cultura e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.


Mestre pela USP, RAFAEL CESÁRIO obteve o diploma de Perfectionnement no Conservatoire Départemental du Val de Biévre (Paris) com o renomado violoncelista francês Romain Garioud. Premiado em diversos concursos, teve aulas também com Antônio Meneses, Alisa Weilerstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta dentre outros. Como solista, atuou junto a importantes orquestras como as Sinfônicas do Paraná, Municipal de São Paulo e Orquestra do Theatro São Pedro. Atualmente integra o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e é professor no Instituto Baccarelli. Em 2021 lançou o álbum digital, “Um Outro Adeus”, com André Mehmari.

 

Natural de São Paulo, MARCOS ARAGONI iniciou seus estudos com sua mãe. Posteriormente, ingressou na Escola Municipal de Música onde teve aulas com Sônia Muniz e Marizilda Hein. Participou de diversos cursos e festivais no Brasil e nos Estados Unidos e se especializou em música de câmara e correpetição. Tem se apresentado como solista, camerista e correpetidor no Brasil, Estados Unidos, Portugal e França. Fez assistência de direção musical em espetáculos como Evita e Jesus Cristo Superstar. Neste último, atuou também como regente. Gravou obras de câmara de Villa Lobos, Almeida Prado e Guerra Vicente. Desde 2004 é pianista preparador das Óperas no Theatro Municipal de São Paulo e, a partir de 2007, pianista do Coral Lírico do mesmo Teatro, sob a direção do Maestro Mário Zaccaro.

Repertório

J. BRAHMS (1833-1897)

Quinteto para piano e cordas, Op. 34 (1864)

I Allegro non troppo

II Andante, un poco Adagio

III Scherzo. Allegro - Trio

IV Finale. Poco sostenuto - Allegro non troppo

 

O. RESPIGHI (1879-1936)

Quinteto para piano e cordas, em fá menor (1902-5)

I Allegro

II Andantino

III Vivacissimo

 

Betina Stegmann, violino

Nelson Rios, violino

Marcelo Jaffé, viola

Rafael Cesário, violoncelo

Marcos Aragoni, piano

bottom of page