top of page

TEMPORADA DE CONCERTOS ONLINE | 2024

 

DOMINGO | 28 DE JULHO | 11H30

TONY YANG

Piano

Aclamado pela CBC Music como um dos melhores jovens músicos do Canadá, o pianista TONY YANG alcançou aclamação internacional aos 16 anos, depois de se tornar o mais jovem laureado da história do Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, obtendo o 5º lugar, em 2015. É também vencedor do Prêmio Especial do Júri no XV Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, em 2017, em que foi o mais jovem participante admitido.

Como solista, Tony já se apresentou internacionalmente em quase 30 países, nos 5 continentes, em locais de prestígio como o Carnegie Hall, o Koerner Hall em Toronto, a Filarmônica Nacional de Varsóvia, o Teatro Metropolitano de Tóquio, o Centro de Artes de Seul, o Ateneu Romeno de Bucareste, Theatro da Paz de Belém, Sala Chopin, na Cidade do México, Esplanade, em Singapore, Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Opera House, em Guangzhou, Kenton College, em Nairobi e o Anfiteatro Millennium, na Expo 2020 Dubai.

Seu álbum de estreia, composto por apresentações ao vivo de obras para piano de Chopin, foi lançado na Polônia em 2016.

Em 2018, Tony foi nomeado Embaixador Cultural Juvenil na cidade de Guangzhou e aceitou o cargo de um ano como tutor artístico na Universidade Sun-Yat-Sen. Dois anos depois, recebeu uma oferta de três anos como Consultor Musical na Universidade Chinesa de Hong Kong, Shenzhen. Ao aceitar essas funções, Tony se comprometeu apaixonadamente em promover e incentivar a educação musical clássica para jovens em todo o mundo.

Nascido em Chongqing, China, e criado em Toronto, Canadá, Tony formou-se na Universidade de Harvard, onde obteve o bacharelado em Economia. Atualmente está cursando o mestrado em música na Escola Superior de Música de Hannover. Também é artista residente no Ingesund Piano Centre, na Suécia.

Nos últimos anos, Yang também recebeu o prêmio Sylva Gelber Music Foundation, o prêmio Robert Levin em Performance Musical, na Universidade de Harvard, e a bolsa do Ingesund Piano Center.

Repertório

F. LISZT (1811-1886)

Balada n. 2 (1853)

 

Anos de peregrinação I (1848–55)

Vallee D’Obermann

 

Anos de peregrinação II (1846–49)

Soneto 104 del Petrarca

 

Liebesträume “Sonho de Amor” n. 3 (1850)

                                                                        

Valsa Mephisto n. 1 (1856–61?)

 

Rapsódia Espanhola (1858)

bottom of page