top of page

TEMPORADA DE CONCERTOS ONLINE | 2024

 

DOMINGO | 29 DE SETEMBRO | 11H30

VITALY PISARENKO

Piano

“Pianista imensamente talentoso [...] com técnica prodigiosa, miríades de matizes e precisão escrupulosa.” New York Times

O pianista russo-ucraniano VITALY PISARENKO alcançou reconhecimento internacional após o obter o 1º Prêmio no VIII Concurso Internacional F. Liszt em Utrecht e o 3º Prêmio no Concurso Internacional de Leeds. Desde então, tem se apresentado regularmente em todo o mundo como recitalista e camerista, em salas como o Queen Elizabeth Hall, Cadogan Hall, St Martin in the Fields e Wigmore Hall, em Londres, Musikverein, em Viena, Concertgebouw, em Amsterdam, De Doelen, em Rotterdam, Bozar, em Bruxelas, Centro Nacional de Artes Cênicas, em Pequim, Shanghai Concert Hall, Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Mozarteum, em Salzburgo, De Singel, em Antuérpia, Tokyo Opera City e Toyota Concert Hall, no Japão, Hong Kong City Hall, Seul Arts Center, Salle Cortôt, em Paris, Palácio das Artes, em Budapeste, Teatro Colon, em Buenos Aires, Sala São Paulo, no Brasil. Foi solista das Filarmônicas de Moscou, de Joanesburgo, de Varsóvia, da Rádio Holandesa, de Brno, em turnê pelo Japão, da London Mozart Players, Noord Nederlands, Het Gelders, da Sinfônica KBS, YMSO, entre outras.

Vitaly iniciou sua educação musical em Kiev, Ucrânia, sua terra natal, com Natalia Romenskaya. Prosseguiu-a em Kharkiv, com Garri Gelfgat e em Moscou, com o Yuri Slesarev, na Escola Central de Música e no Conservatório Tchaikovsky. De 2005 a 2008 estudou com Aquiles delle Vigne na Codarts, Rotterdam, e de 2009 a 2012, foi aluno de Oxana Yablonskaya, na Itália. Em 2012 passa a estudar no Royal College of Music de Londres, com Dmitri Alexeev. Vitaly concluiu seu mestrado em 2014 e o diploma de artista em 2015. Atualmente faz doutorado como Emma Rose Memorial Scholar e Bob and Sarah Wigley e Helmut Schuster Scholar. Desde 2012, também estuda com Boris Petrushansky na Academia “Incontri col Maestro”, em Ímola, Itália.

Desde janeiro de 2020, Vitaly é professor da Purcell School para jovens músicos e em setembro de 2021 foi nomeado professor assistente de piano no Royal College of Music de Londres.

Repertório


F. CHOPIN (1810-1849)

Polonaise em Lá maior, Op 40 n. 1, “Militar” (1838)

Polonaise em ré menor, Op 71 n. 1 (1827)

 

S. PROKOFIEFF (1891-1953)

10 Peças do balé Romeo and Juliet ballet, Op 75

Dança Folclórica

Cena

Minueto

Jovem Julieta

Máscaras

Montéquios e Capuletos

Frei Lourenço

Mercutio

Dança das Meninas com Lírios

Romeu e Julieta antes da despedida

 

M. RAVEL (1875-1937)

La Valse (1919-20)

bottom of page