top of page
_MG_4069 copy.jpg

TEMPORADA DE CONCERTOS PRESENCIAIS | 2024

ARISTO SHAM

Piano

Domingo | 14 de abril | 11h30

Aclamado pelo New York Times como um pianista “cuja forma de tocar combina clareza, elegância e técnica abundante”, e pelo Washington Post como um jovem artista com “potencial ilimitado” que “já se compara aos melhores”, o pianista Aristo Sham, natural de Hong Kong, tem deslumbrado audiências nos cinco continentes. Em 2009, foi destaque no documentário The World's Greatest Musical Prodigies, transmitido no Reino Unido pelo Canal 4.

Aristo já se apresentou para membros da realeza e dignitários como o príncipe Charles, a rainha da Bélgica, o ex-presidente Hu da China e colaborou com orquestras como a Sinfônica de Londres, sob a direção de Sir Simon Rattle, a Filarmônica de Hong Kong, sob a direção de Edo de Waart, a English Chamber Orchestra, sob o comando do falecido Sir Raymond Leppard, Orquestra de Câmara de Lausanne e a Orquestra de Minnesota.

Obteve reconhecimento internacional quando ganhou o 1º Prêmio no Concurso Internacional de Ettlingen, na Alemanha, em 2006, e o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano Júnior Gina Bachauer, em 2008. Mais recentemente, foi laureado com o Prêmio Vendome no Festival de Verbier e nos Concursos Gina Bachauer, Dublin, Clara Haskil, Nova York, Saint-Priest e Viotti. Em 2019, foi o vencedor do Concurso Internacional de Piano de Casagrande e em 2023 obteve o primeiro prêmio no Monte-Carlo Music Masters.

Aristo é bacharel em Economia pela Universidade de Harvard e mestre em Piano pelo New England Conservatory. Seus principais professores incluem Eleanor Wong, Colin Stone, Victor Rosenbaum e Julia Mustonen-Dahlkvist. Atualmente está em um programa de orientação com Gabriela Montero. Nos tempos livres, Aristo gosta de viajar, línguas, gastronomia e enologia.

Repertório

L. V. BEETHOVEN (1770-1827)

Sonata n. 26, Op. 81a, “Les Adieux”, em mi b maior (1809-10)

I Das Lebewohl [O adeus]. Adagio - Allegro

II Abwesenheit [A ausência]. Andante espressivo

III Das Wiedersehen [O retorno]. Vivacissimamente

 

CHAYA CZERNOWIN (1957)

fardanceCLOSE (2012/2020)

 

C. DEBUSSY (1862-1918)

Estampes (1903)

I Pagodes

II La soirée dans Grenade

III Jardins sous la pluie

 

TOSHIO HOSOKAWA (1955)

Etude n. 1 “2 Lines” (2011)

 

R. SCHUMANN (1810-1856)

Estudos Sinfônicos Op. 13 (1834)

Theme – Andante 

Etude I (Variação 1) – Un poco più vivo 

Etude II (Variação 2) – Andante 

Etude III – Vivace 

Etude IV (Variação 3) – Allegro marcato 

Etude V (Variação 4) – Scherzando 

Etude VI (Variação 5) – Agitato 

Etude VII (Variação 6) – Allegro molto 

Etude VIII (Variação 7) – Sempre marcatissimo 

Etude IX – Presto possibile 

Etude X (Variação 8) – Allegro con energia 

Etude XI (Variação 9) – Andante espressivo 

Etude XII (Finale) – Allegro brillante 

bottom of page