top of page
_MG_4069 copy.jpg

TEMPORADA DE CONCERTOS PRESENCIAIS | 2024

ENRIQUE GRAF

Piano

Domingo | 10 de novembro | 11h30

Com uma combinação única de colorido espírito brasileiro e profunda musicalidade, a pianista CLÉLIA IRUZUN firmou-se como uma das artistas mais empolgantes que chegaram ao cenário internacional nos últimos anos.

Clélia estudou na Escola de Música da UFRJ e, em seguida, na Royal Academy of Music de Londres, onde se formou com o Diploma de Recital. Ganhou vários prêmios em competições internacionais. Trabalhou ainda com eminentes virtuoses, como Nelson Freire, Jacques Klein, Stephen Kovacevich, Fou Ts'Ong e, mais particularmente, com a distinta pianista e pedagoga brasileira Mercês de Silva Telles, em Paris. Notáveis compositores brasileiros, incluindo Francisco Mignone, Arnaldo Rebello e Marlos Nobre, dedicaram obras a Clélia, assim como, mais recentemente, Beetholven Cunha, Mário Ferraro, Alexandre Rachid e Nimrod Borenstein.

Como solista, Clélia Iruzun vem atuando em toda a Europa, Américas e Ásia, incluindo concertos no Grand Theatre, em Xangai (onde seu recital foi eleito um dos dez melhores do ano), o Forbidden City Concert Hall, em Pequim, Konserthusets, em Gotemburgo e Estocolmo, Poznan Philharmonie, Ópera de Praga, Fundação Stavros Niarchos, em Atenas e Queen Elizabeth Hall, Purcell Room e Wigmore Hall, em Londres. Clélia também realiza turnês anuais no Brasil, tocando em festivais e nas principais salas, como a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Frequentemente aparece em transmissões de rádio e televisão em muitos países, incluindo a BBC Radio 3, na Inglaterra.

Clélia estreou obras de importantes compositores brasileiros em muitos países, como Mignone, Villa-Lobos, Henrique Oswald, Marlos Nobre, João Guilherme Ripper, Gnattali e fez estreias sul-americanas de importantes obras de compositores ingleses, como Elizabeth Maconchy, Arnold Bax e York Bowen.

Sua discografia abrange um repertório variado, de compositores latino-americanos aos Concertos de Mendelssohn e o Concertino para Piano e Orquestra de Elizabeth Maconchy com a BBC Scottish Symphony Orchestra. Outros CDs incluem a música de piano de Marlos Nobre, pelo selo Lorelt, para quem também gravou Ernesto Nazareth - Portrait of Rio.

Gravações recentes, para o selo SOMM, incluem dois aclamados volumes da música de piano do compositor catalão Federico Mompou e os Concertos para Piano e Orquestra de Mignone e Albéniz com a Royal Philharmonic Orchestra regida por Jac van Steen – álbum nomeado para o International Classical Music Awards e saudado pela International Piano: “Clélia se destaca, tocando com soberba maestria e empatia; é difícil imaginar esses concertos tocados com maior perfeição e delicadeza”. Outros quatro CDs foram lançados recentemente pelo SOMM, três da série Treasures from the New World: com os Quintetos de Henrique Oswald e Amy Beach, as Sonatas para piano e violino de Leopoldo Miguez e Henrique Oswald e uma seleção de obras para piano, violão e flauta com os aclamados músicos Fabio Zanon e Marcelo Barboza, assim como os Concertos de Saint-Saens n. 5 e Henrique Oswald também com a Royal Philharmonic Orchestra e Jac van Steen. Todos receberam excelente críticas como a da revista Gramophone aos Concertos de Oswald e Saint-Saens: “execução impressionante... outro disco notável desse time de músicos e gravadora”. Recentemente Clélia lançou um CD dedicado à música de Nimrod Borenstein, com o Concerto para piano, dedicado a ela, o quinteto Light and Darkness e a suíte para piano Shirim.

Repertório

W. A. MOZART (1756-1791)

Sonata n. 16, K. 545, em dó maior (1788)

I Allegro

II Andante

III Rondo. Allegretto

 

EDUARDO GILARDONI (1935-2022)

Sonatina n. 2 (1961)

I Allegro

II Adagio

III Presto

 

MATOS RODRIGUEZ (1897-1948) arr. MARTIN PUGIN

La Cumparsita

 

EDUARDO FABINI (1882-1950)

Estudo Arpejado

 

HECTOR TOSAR (1923-2002)

Danza Criolla (1941)

 

FRANZ LISZT (1811-1886)

Sonata em si menor (1852-53)

bottom of page