top of page
_MG_4069 copy.jpg

TEMPORADA DE CONCERTOS PRESENCIAIS | 2024

VIKTOR UZUR & NEY FIALKOW

Violoncelo e Piano

Domingo | 23 de junho | 11h30

VIKTOR UZUR tem se apresentado como solista, camerista e professor, em concertos e festivais, na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, França, Rússia, Canadá, Coréia, China, Letônia, Brasil, Estados Unidos e na antiga Iugoslávia. Atuou como violoncelista spalla e solista com a ARCO Moscow Chamber Orchestra, com quem gravou diversos CDs e realizou turnês internacionais. Obteve o bacharelado e o mestrado em violoncelo, com diploma de solista, pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, tendo sido discípulo de A. Fedorchenko, D. Miller e N. Shakovskaya. Nos Estados Unidos, teve como mestres Bernard Greenhouse, Lynn Harrell, Carter Brey, Michael Flaxman, Peter Wiley e David Starkweather. Obteve seu doutorado na Michigan State University, com Suren Bagratuni. É detentor de prêmios e diplomas em competições como o Yugoslavian National Solo Competition, em Sarajevo, Jeunesses Musicales International Competition, em Belgrado e o XI Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Suas gravações mais recentes são “Russian Masterpieces”, “Live at Club Congress” e “Cello Solo”. Uzur é o professor de violoncelo da Weber State University, onde também é fundador e diretor do Bonneville Chamber Music Festival (EUA).

“[...] Inacreditável pirotecnia que traz à mente o virtuosismo das gravações de David Oistrakh [...] sem esforço à la Rostropovich no seu auge [...] combinação sinérgica de Casals, o fogo de Du Pré e a elegância de Fournier.” (Fanfare Magazine). “Aplicando energia implacável, virtuosismo afiado, e um grande senso de diversão [....] Uzur criou um tesouro de bis com peças irresistíveis.” (Strings Magazine)

 

Premiado em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista NEY FIALKOW é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Em 2016 fez sua estreia em Paris, na Sala Cortôt em duo pianístico com Guigla Katsarava. Lançou os álbuns “Metamorfora” e “Fantasy” nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado pelo selo Blue Griffin, e a obra completa de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum indicado ao Grammy Latino de 2021. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”.

Repertório

H. VILLA-LOBOS (1887-1959)

Pequena Suíte (1913)

            I Romancette

II Legendária

III Harmonias soltas

IV Fugato (all'antica)

V Melodia

VI Gavotte-scherzo

 

L. V. BEETHOVEN (1770-1827)

Sonata para violoncelo e piano n. 4, Op. 102 n. 1, em dó maior (1815)

I Andante - Allegro vivace

II Adagio - Allegro vivace

 

P. TCHAIKOVSKY (1840-1893)

Peça Caprichosa para violoncelo e piano, Op. 62, em Si menor (1887)

 

S. PROKOFIEFF (1891-1953)

Sonata para violoncelo e piano, Op. 119, em dó maior (1949)

I Andante grave - Moderato animato - Andante - Andante grave, come prima

II Moderato - Andante dolce - Moderato primo

III Allegro, ma non troppo

bottom of page